Casais que se amam de verdade são mais propensos a engordar, diz pesquisa


Não, não é o que você está pensando, essa matéria não é um fake News. Se você alguma vez já pensou que um relacionamento engorda, de acordo com pesquisas você está certo. De acordo com diversos estudos, pessoas que mantém vínculo estável e feliz com outras, estão propensas a ganhar mais alguns quilinhos do que pessoas que não estão nessa situação. Um desses estudos são de pesquisadores Australianos da Universidade de Queensland, que após analisarem 6.459 mulheres ao longo de 10 anos, descobriram que fêmeas com idade entre 20 e 30 anos, sem filhos, que se casaram ou que tinham um vínculo sólido pesavam mais que solteiras. De acordo com as pesquisas, o primeiro grupo, de 20 a 30 anos, ganharam em média 5 quilos por ano, de 20% a mais que as outras categorias, que variavam entre 3 e 4 quilos por ano.

Porém, não somente deste mal que sofrem as mulheres. Outra pesquisa, realizada pela Southern Methodist University, em Dallas, Estados Unidos, acompanhou os hábitos alimentares e fisionomia de 169 casais ao longo de 4 anos, chegando a conclusão de que ambos os conjugues ganharam peso. Outra tese de pesquisadores da Universidade de Nova York demonstrou que não houveram diferenças entre ambos os conjugues com relação a esse fenômeno de ganho de peso. Na verdade, maioria dos pesquisadores concordaram que relacionamentos estáveis e felizes tem mais possibilidade de promover um aumento de peso que comparado a casais com problemas conjugais, como os que estão em fase de divórcio, por exemplo, que perdem mais peso do que ganham.

O amor nos faz engordar? Por quê?

As razões variam de caso a caso, mas todos seguem o mesmo padrão. Os pesquisadores afirmam que, em muitos casos, o aumento de peso se dá por causa que as partes tendem a se adaptar com os hábitos alimentícios do(a) parceiro(a), e em maioria dos casos esses hábitos não são os mais saudáveis. De certa forma, as mulheres são mais propensas a ingerir alimentos gordurosos e ricos em açúcar, distorcendo a percepção de tamanho e quantidade das porções. Sendo assim, as mulheres tendem a ingerir uma quantidade relativamente parecida com a dos homens, sem perceber que elas não precisam de tantas calorias quanto eles.

Na vida do casal, boa parte do convívio e das interações se dá quando ambos estão juntos nas refeições, pois além de ser a alimentação do corpo, ainda levanta em voga o prazer de estar com o(a) companheiro(a) ao lado. Todas essas situações podem fazer com que pessoas em relacionamento percam o hábito de se exercitar, perdendo o estilo de vida saudável e decaindo para o sedentarismo. Quando temos novas prioridades, passamos a nos desleixar com os cuidados pessoais.

Um padrão que foi encontrado pelos pesquisadores, foi o de que os casais que após um período de encontros, que aconteciam em bares, restaurantes e lanchonetes, e que o vínculo afetivo se concretizou e começaram a viver juntos, resultava em que os casais começavam a se ajuntar em refeições maiores, passando finais de semana em casa, assistindo filmes, comendo besteiras ao longo do dia com o conjugue. Isso tudo foi um dos motivos de resultar em um aumento de peso.

Sabendo de tudo isso que foi apresentado nesse artigo, sabemos que o aumento de peso não decorre somente da má alimentação, mas do estado de relaxamento. A solidez de um relacionamento nos faz termos a sensação de segurança, apoio e relaxamento. Essas sensações fazem com que percamos boa parte dos nossos estresses diários, e faz com que tenhamos um maior apetite.

Para finalizar, você deve saber que esses resultados são parte de uma média geral, e é lógico que não reflete a totalidade dos relacionamentos atuais, afinal, há muitas pessoas que cuidam da alimentação e de si próprias mesmo dentro de um relacionamento estável. Então não perca seus hábitos alimentares saudáveis, se exercite, beba muita água e cuide de si, mesmo que já tenha outro alguém.

Fonte: AstrosBR


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0
752 compartilhamentos

Deixei seu comentário

Casais que se amam de verdade são mais propensos a engordar, diz pesquisa

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format