Notas sobre relacionamentos para Leoninas


Relacionar-se é conviver com outra pessoa de forma afetiva e respeitosa. É dedicar-se, amar, conhecer, dividir, sorrir e chorar. Relacionar-se é aceitar, abraçar e agradecer pelo outro, mas nada disso é simples.

O autor Caio Fernando de Abreu (12/07/48 – 25/02/96) parecia compreender bem a realidade dos relacionamentos, uma vez que expressa em seus textos, agora tão compartilhados nas redes sociais, notas sobre os relacionamentos pessoais, principalmente sobre o amor.

Românticos e fatalistas, assim são seus textos que aquecem nossos corações como se segurassem nossas ainda infantis mãos na estrada do amor. Suas palavras continuam nos amparando como se fossem mais do que um confidente, e sim um conselheiro para a alma.

Por isso vale imergir nesse amparo criado por Abreu e refletirmos sobre o que temos passado em nossos relacionamentos, afinal o amor que deve existir nele deve ser genuíno e forte.

 

“Você acha que o nosso amor pode fazer milagres? – Eu acho que o nosso amor pode fazer tudo aquilo que quisermos. É isso que te traz de volta pra mim o tempo todo.”

 

E através de suas palavras separamos três passos para saber se sua relação vale a pena. O primeiro é se há amor. No relacionamento duas pessoas se fundem em uma só, e unicamente porque querem e anseiam um pelo outro, não estamos fadados a convenções e armações, devemos estar ali porque sentimos que não há outro lugar para estar. E deve-se considerar que essa união ainda é feita de duas partes, e que elas precisam ter liberdade para serem o que. O amor equilibra o individuo com o par.

 

“Eu não quero um “eu te amo” iguais aos demais, eu quero um “eu te escolhi em meio de tantas para estar ao meu lado”, isso bastaria.”

 

O segundo é confiança, sem ela nada é possível, ficamos presos a neuras e ciúmes que sufocam o relacionamento. Essa confiança é saber que a pessoa é fiel e leal a você independente de onde ela está ou com quem está. É saber que ponde contar com ela e realmente se abrir intimamente.

O relacionamento é algo sério, mas nem por isso deve ser carregado e pesado, ele deve ser leve para compartilhar brincadeiras e sorrisos únicos como um segredo que compartilhamos um com o outro, e esse é o terceiro, cumplicidade e carinho.

 

“Muita coisa que ontem parecia importante ou significativa, amanhã virará pó no filtro da memória. Mas o sorriso (…) ah, esse resistirá a todas as ciladas do tempo”.

 

Lembre-se – volte ao primeiro parágrafo se precisar – que o relacionamento precisa ser equilibrado, ninguém tem que se doar mais ou menos que o outro, pois esse envolvimento deve ser construído por um conjunto de cada ação e pensamento que se projeta em relação a alguém a quem queremos, mais do que tudo, ver bem e com quem nos faça bem.

 

“Que eu não perca a capacidade de amar, de ver, de sentir. Que eu continue alerta. […] Que eu não me perca, que eu não me fira, que não me firam, que eu não fira ninguém.”


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0
94 compartilhamentos

Deixei seu comentário

Notas sobre relacionamentos para Leoninas

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format